Banner Destaque (1)

Aumento de casos de dengue em Colômbia leva ao corte de exames de sorologia no município pelo estado

Adileu explicou que as normas são da Secretaria de Saúde Estadual e não do município.

Por Portal Notícias Colômbia SP em 26/04/2023 às 13:50:27 - Atualizado há
: Deivid Anderson/Portal NC.

: Deivid Anderson/Portal NC.

O Centro de Vigilância Epidemiológica – CVE do Estado de São Paulo poderá cortar os exames de sorologia em Colômbia após o aumento dos casos de dengue no município. De acordo com o secretário de Saúde de Colômbia, Adileu Storti, o município atingiu os critérios para o corte dos exames.

Em um pronunciamento sobre a situação, Adileu explicou que as normas são da Secretaria de Saúde Estadual e não do município. Sem a conclusão dos exames, os casos com dois sintomas ou mais serão concluídos clinicamente e já serão considerados casos de dengue.

O exame de sorologia é utilizado para identificar a presença de antígenos pertencentes a vários microrganismos e de microrganismos que são recebidos como resposta à presença de agentes infecciosos no sangue do paciente.

A situação preocupa o secretário de Saúde do município, que afirmou que Colômbia está classificada em alto risco. Ele explicou que municípios abaixo de 10 mil habitantes, quando chegam a uma incidência de 600, já têm a coleta de sangue para sorologia cortada pelo estado.

No caso da Colômbia, a situação é ainda mais preocupante, pois o município já ultrapassou a proporção com uma incidência de 918,91, o que deve resultar no corte da sorologia e na impossibilidade de colher sangue para identificar os casos de dengue.

Adileu enfatizou que as normas são da Secretaria de Saúde do Estado e que o município deve receber um comunicado sobre a suspensão da sorologia.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

Comentários