Banner Destaque (1)

Partidos polĂ­ticos da cidade iniciam movimentações para as eleições deste ano

O partido com o maior nĂșmero de filiados Ă© o Movimento DemocrĂĄtico Brasileiro - MDB.

Por Portal Notícias Colômbia SP em 03/02/2024 às 15:36:05 - Atualizado hĂĄ

Os partidos polĂ­ticos de Colômbia estão se mobilizando em preparação para as eleições municipais deste ano. As articulações visam lançar estratégias para atrair filiados, aliados e candidatos à vereança, consolidando suas bases polĂ­ticas.

O municĂ­pio conta atualmente, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 5.589 eleitores, sendo 612 sem biometria. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, aproximadamente 1.219 filiados estão registrados em partidos polĂ­ticos na cidade. O partido com o maior nĂșmero de filiados é o Movimento DemocrĂĄtico Brasileiro – MDB, com 212 membros. Em segundo lugar, estĂĄ o Partido Renovação DemocrĂĄtica – PRD, resultante da fusão do Patriota e PTB, contando com 121 filiados. O Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB ocupa o terceiro lugar, com 118 filiados. Podemos e PL tĂȘm 107 filiados cada, enquanto o PSD conta com 97 filiados até o momento. Além destes, o Solidariedade possui 74 filiados, PP com 73 membros, enquanto o Republicanos registra 69. Esses dados foram atualizados na quinta-feira, 01, por volta das 17h.

Eleições 2024

Neste ano, os eleitores devem escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. Aqueles que precisarem tirar o tĂ­tulo de eleitor ou transferir o domicĂ­lio eleitoral tĂȘm até o dia 8 de maio para solicitar o serviço à Justiça Eleitoral. A data também é vĂĄlida para quem deseja alterar o local de votação. PendĂȘncias eleitorais devem ser regularizadas dentro do mesmo prazo.

As convenções partidĂĄrias podem ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. Durante esses eventos, são deliberadas as coligações e a escolha de candidatos para a prefeitura e câmara municipal.

A partir das definições, os partidos tĂȘm até o dia 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

A propaganda eleitoral pode ser veiculada a partir de 16 de agosto, data subsequente ao término do prazo para o registro de candidaturas. Antes desse perĂ­odo, qualquer propaganda ou manifestação com pedido explĂ­cito de voto pode ser considerada irregular e sujeita a multa.

O primeiro turno estĂĄ marcado para o dia 6 de outubro, o primeiro domingo do mĂȘs, enquanto o segundo, caso ocorra, serĂĄ no Ășltimo, no dia 27.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

ComentĂĄrios