Banner Destaque (1)

Escola da rede municipal de ensino realiza atividades de prevenção ao suicĂ­dio

As atividades foram realizadas na escola

Por Portal Notícias Colômbia SP em 03/10/2018 às 18:00:00 - Atualizado hĂĄ
Alunos durante as atividades de prevenção ao suicídio - Foto: Regina Célia

Alunos durante as atividades de prevenção ao suicídio - Foto: Regina Célia

Várias atividades relacionadas ao Setembro Amarelo foram realizadas durante o mês de setembro na escola Santa do Prado Maximiano, a partir do projeto “Quebrando o Silêncio,” da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que, em 2018, abordou o tema suicídio.

Foram passados os vídeos do projeto, as reflexões sobre o tema, com rodas de conversa, construção de cartazes e, no dia 10 de setembro, dia mundial do combate ao suicídio, foram feitas duas caminhadas com os alunos da escola, uma no período da manhã e outra à tarde.

Os alunos, durante a caminhada, distribuíram folhetos e revistas em lugares públicos com cartazes produzidos em sala de aula ao som das músicas Trem Bala (Ana Vilela) e Oração (A banda mais bonita da cidade). 

O psicólogo Elídio Carlos de Oliveira apresentou uma palestra na Tele Sala da escola, falando mais sobre os temas: pedofilia, mutilação, bullying e autoestima.

A escola contou também com a visita da ex-aluna, Giovanna Fagiani e Adriely Piran a quais participaram de um bate papo com os atuais alunos da escola. “Criamos o projeto enaltecendo vidas com o intuito de conscientizar os alunos da importância de relatar os problemas que desencadeiam o suicídio e sobre como pequenas palavras ditas sem empatia podem afetar a vida de alguém. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 800 mil pessoas se suicidam por ano e essa quantidade poderia ser evitada em 90% dos casos se fosse apresentada abertamente e tratada da maneira correta.”

Giovanna e Adriely falaram dos objetivos desta iniciativa. “Pensamos em passar um pouco do nosso conhecimento e nossas experiências para outras pessoas. Desta maneira, eles seriam agentes multiplicadores e repassariam o que foi articulado na sala. Conversamos e interagimos em uma roda com 20 alunos, falamos sobre depressão, bullying, autoestima, idealização da vida e padrões impostos pela sociedade, trabalhamos por meio de slides, vídeos e dinâmicas.”

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque)

ComentĂĄrios